
Ensino da oralidade em Língua Estrangeira na EaD através de programas de comunicação síncrona
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Inglês
10.14244/19827199784
ISSN1982-7199
AutoresGustavo Lopez Estivalet, Josias Ricardo Hack,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoFrom the increasing growth of foreign language courses in distance education, information and communication technology (TIC) have been playing a key role for the success of teaching and learning of speaking skills. Hence, synchronous communication softwares such as MSN, GoogleTalk, Skype, Voip, Dim-Dim, VZO Chat, Facebook, among others, have become essential tools for developing this skill in the interaction between students and teachers. Thus, this paper a) makes a brief theoretical review of these softwares’ use in 1 Doutorando pelo CNPq na Universite Claude Bernard Lyon 1 (UCBL) sobre ensino/aprendizagem de lingua estrangeira (LE). Possui mestrado pelo Programa de Pos-Graduacao em Linguistica da UFSC sobre o ensino/aprendizagem da producao oral em LE na EAD. Graduado em Letras – Frances, habilitacoes licenciatura e bacharelado pela UFSC. Tem interesse em EAD, ensino/aprendizagem de LE e psicolinguistica. E-mail: gustavoestivalet@hotmail.com 2 Professor na graduacao e pos-graduacao da UFSC. Especialista em Formacao de Professores na EaD pela UFPR e doutor em Comunicacao Social pela UMESP. Realizou dois estagios de pos-doutorado: polo CETAC.MEDIA na Universidade de Aveiro, Portugal; ICAn na Nottingham Trent University, Inglaterra. Interesse em multiplas tecnologias, educacao, EaD e processos comunicacionais. E-mail: professor.hack@hotmail.com. http://www.hack.ufsc.br
Referência(s)