Artigo Produção Nacional

Ensino da oralidade em Língua Estrangeira na EaD através de programas de comunicação síncrona

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Inglês

10.14244/19827199784

ISSN

1982-7199

Autores

Gustavo Lopez Estivalet, Josias Ricardo Hack,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

From the increasing growth of foreign language courses in distance education, information and communication technology (TIC) have been playing a key role for the success of teaching and learning of speaking skills. Hence, synchronous communication softwares such as MSN, GoogleTalk, Skype, Voip, Dim-Dim, VZO Chat, Facebook, among others, have become essential tools for developing this skill in the interaction between students and teachers. Thus, this paper a) makes a brief theoretical review of these softwares’ use in 1 Doutorando pelo CNPq na Universite Claude Bernard Lyon 1 (UCBL) sobre ensino/aprendizagem de lingua estrangeira (LE). Possui mestrado pelo Programa de Pos-Graduacao em Linguistica da UFSC sobre o ensino/aprendizagem da producao oral em LE na EAD. Graduado em Letras – Frances, habilitacoes licenciatura e bacharelado pela UFSC. Tem interesse em EAD, ensino/aprendizagem de LE e psicolinguistica. E-mail: gustavoestivalet@hotmail.com 2 Professor na graduacao e pos-graduacao da UFSC. Especialista em Formacao de Professores na EaD pela UFPR e doutor em Comunicacao Social pela UMESP. Realizou dois estagios de pos-doutorado: polo CETAC.MEDIA na Universidade de Aveiro, Portugal; ICAn na Nottingham Trent University, Inglaterra. Interesse em multiplas tecnologias, educacao, EaD e processos comunicacionais. E-mail: professor.hack@hotmail.com. http://www.hack.ufsc.br

Referência(s)