
Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores sociodemográficos e laborais em professores de escolas municipais da cidade de João Pessoa, PB
2010; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1415-790x2010000300013
ISSN1980-5497
AutoresJaqueline Brito Vidal Batista, Mary Sandra Carlotto, Antônio Souto Coutinho, Lia Giraldo da Silva Augusto,
Tópico(s)Workplace Health and Well-being
ResumoA Síndrome de Burnout vem sendo considerada uma questão de saúde pública, tendo em vista suas implicações para a saúde física e mental do trabalhador, com evidente comprometimento de sua qualidade de vida no trabalho. Assim, esse estudo teve como objetivo avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout nos professores da primeira fase do Ensino Fundamental das escolas municipais da cidade de João Pessoa, PB, e sua relação com as variáveis sociodemográficas e laborais. Os resultados evidenciaram que 33,6% dos professores apresentaram alto nível de Exaustão Emocional, 8,3% alto nível de Despersonalização e 43,4% baixo nível de Realização Profissional. Variáveis sociodemográficas e laborais associaram-se às dimensões do Burnout. Os resultados indicam a importância do entendimento e o reconhecimento dessa doença ocupacional para a inclusão do professor nas medidas de políticas públicas voltadas para a saúde e bem-estar da categoria.
Referência(s)