Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Nível de percepção dos alunos egressos de um curso de administração sobre a adequação do currículo às atividades profissionais

2008; Emerald Publishing Limited; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5700/issn.2177-8736.rege.2008.36628

ISSN

2177-8736

Autores

José Renato Kitahara, Maria Aparecida Gouvêa, Liége Mariel Petroni, Vicente Lentini Plantullo,

Tópico(s)

Statistical Methods and Applications

Resumo

A adequacao do conteudo programatico dos cursos de Administracao, com vistas a formacao de profissionais intelectualmente preparados e competitivos para o mercado profissional, e uma questao tratada continuamente pelas universidades. Este artigo analisa estatisticamente se as modificacoes dos curriculos disciplinares ocorridas no curso de Administracao de uma universidade estadual entre 1980 e 2004 foram percebidas pelos alunos de graduacao e, portanto, se houve uma efetiva comunicacao mercadologica. Nesta survey eletronica, graduados ja inseridos no mercado de trabalho, em diversos setores da economia, auto-avaliaram sua percepcao sobre a adequacao ou nao do conhecimento adquirido no curso as necessidades de seu exercicio profissional. Sao considerados, como fatores importantes do modelo, o setor da economia em que o graduado atua, o ano de conclusao do curso e sua idade na epoca. A interpretacao dos dados utilizara as tecnicas estatisticas multivariadas de Analise de Correspondencia e de Regressao Logistica Multinomial. A analise cobriu 26 diferentes tipos de conhecimentos academicos relacionados as diversas disciplinas oferecidas no curso, e a amostra consta de 212 casos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX