
O papel do transporte rodoviário de carga em Uberlândia, epicentro logístico do setor atacadista-distribuidor
2014; EDUFU; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1982-451320140304
ISSN1982-4513
Autores Tópico(s)Maritime Ports and Logistics
ResumoEm análise estruturada a partir da teoria do espaço geográfico e dos circuitos da economia urbana, este artigo pretende demonstrar as peculiaridades e dinâmicas territoriais que corroboram a inserção do ponto nodal de Uberlândia (MG) como uma das centralidades da rede geográfica do transporte rodoviário de carga, cuja configuração territorial é composta por linhas e nodais que em seu conjunto expressam a organização e estruturação desta atividade na formação socioespacial brasileira. Além disso, evidenciam um processo de seletividade espacial que privilegiou certos pontos e áreas em detrimento de outros, demarcado pela concentração e atuação de seus agentes. A pesquisa conclui que a inserção de Uberlândia na rede geográfica proposta se dá por causa da estreita relação entre os agentes do transporte rodoviário de carga e do setor atacadista-distribuidor.
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