Os conceitos de Doxa e Episteme como determinação ética em Platão
2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 23 Linguagem: Português
10.1590/0104-40602170
ISSN1984-0411
Autores Tópico(s)Organic Chemistry Synthesis Methods
ResumoAo tratar dos conceitos de doxa e episteme na obra de Platao, tem-se de levar em conta uma evolucao desses termos, no que se refere a sua precisao terminologica. Podese assinalar que nos primeiros dialogos esses termos apresentam certas nuancas terminologicas que nao correspondem, precisamente, ao compreendido no dialogo da Republica. Nesses primeiros dialogos, doxa e episteme estao sempre mesclados a outros conceitos e so podem ser definidos a partir da relacao dialetica entre eles. Isso faz com que tais conceitos se modifiquem durante o primeiro periodo da obra platonica. Nos primeiros dialogos, compreende-se doxa como simples opiniao. O temo grego encerra a significacao de uma certa nocao de julgamento e sentimento, no sentido de resolucao e decisao parcial, baseada unicamente nos dados presentes. Isso implica que doxa e compreendida como um certo juizo subjetivo que tem valor apenas momentâneo, um juizo que nao podera ser referencia etica, pois tem presente a possibilidade da falsidade das crencas que suportam a acao. Sob a mesma perspectiva, nesses primeiros dialogos, episteme e vista como uma techne, uma habilidade para fazer algo, um tipo de saber que tem seu suporte no conhecimento especializado e preciso da coisa. Essa nocao de episteme instrinsecamente ligada a techne tambem aparece no inicio do dialogo Gorgias como sinonimo de didaskalike, mas que logo e abandonado por Platao pela proximidade com a arte de Gorgias. Esse fato assinala a preocupacao crescente em Platao em ajustar os termos dentro de uma precisa terminologia. No dialogo Republica, esses termos adquirem uma nova delimitacao e, apesar de serem considerados radicalmente opostos, mantem entre si uma relacao intrinsecamente necessaria. Doxa na Republica e reafirmada como simples opiniao, mas se distancia de episteme, no que concerne ao valor do conhecimento. Aqui episteme, como conhecimento da realidade das coisas, manifesta- se como diretamente ligado a Ideia do bem, no sentido de esta garantir a veracidade do conhecimento. Portanto, na Republica o termo episteme, que antes suportava a possibilidade de ser habilidade para algo, agora adquire o conteudo de saber pleno de certeza, um saber evidente que esta ligado diretamente com a realidade da Ideia. Com isso, episteme, na Republica, configura- se como conhecimento verdadeiro diametralmente afastado de doxa, que se configura como simples opiniao. Apesar disso, tanto no Gorgias como na Republica, surge o problema da doxa verdadeira como possibilidade de se manter a acao devida sem a precisao conceitual que a suporta. Isso implica que, em alguma instância da relacao entre epistemologia e etica, e possivel considerar a acao sob o ponto de vista de uma doxa verdadeira, mas isso nao significa que esse tipo de saber podera tornar-se fundamento etico em Platao.O problema da determinacao de tais conceitos esta ligado ao estabelecimento das questoes eticas que aparecem nos primeiros dialogos ate a Republica e que nao se mantem, da mesma forma, ate o dialogo as Leis. Com isso, podemos notar que tais dialogos sustentam a estruturacao etica do pensamento de Platao e tornam possiveis a abordagem das questoes nos dialogos posteriores.
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