
Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores
2004; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132004000200004
ISSN1980-850X
AutoresFlávia Rezende, Arilise Moraes de Almeida Lopes, Jeanine Maria Egg,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO contexto deste estudo é o desenvolvimento de um ambiente virtual construtivista para a formação continuada de professores de Física e de Matemática do nível médio, cujo objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor a partir da reflexão sobre problemas autênticos da sua prática. No presente estudo, buscou-se a autenticidade dos problemas no discurso de uma amostra de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro e do interior do Estado. A análise de conteúdo permitiu a classificação do discurso dos professores em três categorias: Condições Estruturais da escola pública, Currículo e Ensino-Aprendizagem. A partir da análise de avaliação dos temas que compõe as categorias Currículo e Ensino-Aprendizagem, foi identificada uma série de problemas comuns a professores de Física e de Matemática da escola pública. Os problemas curriculares estão marcados pelas políticas educacionais atuais e os de ensino-aprendizagem dizem respeito tanto a aspectos teóricos quanto a práticos do trabalho dos professores além de exprimirem queixas em relação às deficiências de vários tipos do aluno da escola pública.
Referência(s)