
Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais
2012; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 33; Issue: 118 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302012000100018
ISSN1678-4626
AutoresMary Elizabeth Cerutti-Rizzatti,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo topicaliza um desconforto decorrente de alargamentos e circunscrições das fronteiras do conceito de letramento e defende que ambos os comportamentos incidem sobre a relevância conceitual do neologismo, tanto quanto têm implicações complexas no universo educacional. Esta abordagem contém a defesa do seguinte ponto de vista: a escrita é um processo com contornos socioculturais e econômicos de apropriação naturalística, contornos aos quais o fenômeno do letramento é sensível. Em se tratando das controversas relações entre letramento e alfabetização, defende-se a concepção de letramento como continente, tendo a alfabetização como um de seus conteúdos, o que não legitima sobreposições entre ambos os fenômenos nem tampouco expressões como alfabetização para o/com letramento.
Referência(s)