Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada

2012; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 16; Issue: 41 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832012005000025

ISSN

1807-5762

Autores

Marina de Castro Nascimento Gonçalves, Patrícia Lacerda Bellodi,

Tópico(s)

Reflective Practices in Education

Resumo

A tutoria, na modalidade mentoring, tem sido adotada nas escolas médicas como estratégia para oferecer suporte pessoal e estimular o desenvolvimento profissional do futuro médico. O tutor, com papel de mentor, elemento crucial desta relação arquetípica, é pouco estudado em seu desenvolvimento pessoal. Este estudo buscou compreender as motivações de um grupo de tutores e identificar as possíveis transformações ocorridas ao longo do tempo. A investigação consistiu em um estudo qualitativo em que foram entrevistados 14 tutores de um Programa de Tutoria de uma Faculdade de Medicina. Há, entre os tutores, um desejo de restabelecer a antiga, significativa e próxima relação do mestre com o seu discípulo. Simbolicamente, buscam estar em contato com o seu "aluno interno ferido", e dele cuidar. Nessa jornada, podem - mas não necessariamente isso acontece a todos - transformar e ser transformados pelo outro.

Referência(s)