
Fractais no laboratório didático
2001; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0102-47442001000400008
ISSN1806-9126
AutoresMarcos Amaku, M. Moralles, L. B. Horodynski-Matsushigue, P. R. Pascholati,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoÉ discutida a conceituação de objetos com estrutura fractal, tendo em vista sua utilização em experiências motivadoras no laboratório didático. Foram estudadas bolas de pão amassado, que podem ser empregadas como contraponto não fractal (D ~ 3,0) às bolas de papel amassado, as quais apresentam dimensão fractal (D ~ 3,0), salientando a necessidade de um cálculo correto de incertezas. Três tipos de pão foram investigados: dois brancos, de forma e italiano, e um preto denso, do tipo alemão de três grãos. Desses, apenas o pão branco italiano demonstrou possível estrutura fractal, após o amassamento, caracterizada pela dimensão fractal D = 2,81 ± 0,06, enquanto os resultados obtidos para os pães preto e de forma, D = 2,95 ± 0,06 e D = 2,98 ± 0,04 respectivamente, não os tipificam como fractais. São analisados os problemas conceituais que resultaram em dimensão fractal 2,08 ± 0,25 para o pão, em informação encontrada na literatura de escopo didático.
Referência(s)