
Análise técnica e de custos do transporte de madeira com diferentes composições veículares
2013; Sociedade de Investigações Florestais; Volume: 37; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/s0100-67622013000500012
ISSN1806-9088
AutoresRafael Tonetto Alves, Nilton César Fiedler, Elizabeth Neire da Silva, Eduardo da Silva Lopes, Flávio Cipriano de Assis do Carmo,
Tópico(s)Forest Biomass Utilization and Management
ResumoO transporte de madeira no Brasil é realizado predominantemente pelo modal rodoviário, chegando o frete a representar até 60% do custo logístico total. Objetivou-se neste trabalho analisar os fatores técnicos e de custos do transporte de madeira com diferentes composições veiculares de carga, na região do Vale do Rio Doce, MG. Realizou-se um estudo de tempos e movimentos do ciclo operacional de transporte realizado nos períodos diurno e noturno, da operação de carregamento e descarregamentode madeira. As análises foram divididas em três regiões de produção de madeira com diferentes distâncias de transporte. Os resultados indicam quea região de Nova Era apresentou o maior tempo produtivo (78,71%) e o pior improdutivo (9,26%). Em relação aos custos operacionais, as regionais, que utilizavam o bitrem como veiculo de transporte de madeira. Os valores por km de transporte encontrados foram 0,341 R$/m³.km-1 para Nova Era e 0,249.R$/m³.km-1.para Rio Doce. Para a região de Guanhães, obteve-se o maior custo final da madeira (27,14 R$/m³.km-1).A utilização do tritrem como veículo para transporte de madeira, apresentou os menores custos de m³ transportado por km.
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