Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fragmentos da história: a enfermeira tornando-se sujeito de si mesma

2006; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 59; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672006000700003

ISSN

1984-0446

Autores

Valéria Lamb Corbellini, Marilú Fontoura de Medeiros,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o ensino de Graduação na Enfermagem, contribuiu para legitimar e cristalizar o seu saber, como uma profissão subalterna e mantenedora desse "status quo", e dar visibilidade à constituição de um outro discurso, com base nas práticas. O estudo envolveu enfermeiras, docentes, com idade superior a 60 anos de idade. Para a análise documental foi utilizada a análise de discurso. Os dados indicam o pouco avanço em alguns regimes de verdades, entre os quais poderia citar: a perpetuação de um ensino, ainda centrado no modelo biologicista, curativo e hospitalocêntrico e a pouca ou quase nenhuma autonomia de exercer as competências do exercício profissional em determinados cenários da saúde.

Referência(s)