
Fragmentos da história: a enfermeira tornando-se sujeito de si mesma
2006; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 59; Issue: spe Linguagem: Português
10.1590/s0034-71672006000700003
ISSN1984-0446
AutoresValéria Lamb Corbellini, Marilú Fontoura de Medeiros,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar como o ensino de Graduação na Enfermagem, contribuiu para legitimar e cristalizar o seu saber, como uma profissão subalterna e mantenedora desse "status quo", e dar visibilidade à constituição de um outro discurso, com base nas práticas. O estudo envolveu enfermeiras, docentes, com idade superior a 60 anos de idade. Para a análise documental foi utilizada a análise de discurso. Os dados indicam o pouco avanço em alguns regimes de verdades, entre os quais poderia citar: a perpetuação de um ensino, ainda centrado no modelo biologicista, curativo e hospitalocêntrico e a pouca ou quase nenhuma autonomia de exercer as competências do exercício profissional em determinados cenários da saúde.
Referência(s)