Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Compactação e recalque superficial de um Latossolo Vermelho em condição de campo e laboratório

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 17; Issue: 11 Linguagem: Português

10.1590/s1415-43662013001100016

ISSN

1807-1929

Autores

Ródney Ferreira Couto, Elton Fialho dos Reis, Paulo Márcio Fernandes Viana, Vandoir Holtz, Lorena Alves de Oliveira, Sueli Martins de Freitas Alves,

Tópico(s)

Soil Mechanics and Vehicle Dynamics

Resumo

A aplicação de cargas dinâmicas no solo pelos rodados agrícolas, produz tensões na interface solo/pneu em superfície e profundidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a compactação e o recalque superficial de um Latossolo Vermelho quando submetido a diferentes níveis de tráfego em condições de campo e laboratório e propor uma metodologia para o ensaio de cargas dinâmicas oriundas de tráfegos de rodados pneumáticos, aplicável em laboratório. No campo foi utilizado um trator agrícola e no laboratório um simulador de tráfego. Nos dois experimentos foi adotado o delineamento em blocos ao acaso no esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas foram constituídas de duas pressões de inflagem dos pneus: 96,5 e 137,9 kPa e as subparcelas, de cinco intensidades de tráfego: zero (testemunha), uma, duas, quatro e oito passadas do trator ou da roda do simulador, de acordo com o experimento. As variáveis mensuradas foram: densidade do solo, grau de compactação e recalque superficial. As duas primeiras variáveis foram analisadas na profundidade de 0-0,10 m. O simulador de tráfego mostrou-se adequado para reproduzir as situações observadas no campo.

Referência(s)