
Aprendizagem social e comportamentos agressivo e lúdico de meninos pré-escolares
2010; Springer Science+Business Media; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722010000300015
ISSN1678-7153
AutoresTimoteo Madaleno Vieira, Francisco Dyonísio Cardoso Mendes, Leonardo Conceição Guimarães,
Tópico(s)Child Development and Digital Technology
ResumoInvestigamos a relação entre fatores de aprendizagem social, acessados via questionários, e os comportamentos agressivos e lúdicos de meninos pré-escolares, através de observação direta durante o recreio. Os participantes foram 15 meninos com idades entre quatro e seis anos, da cidade de Goiânia, GO, Brasil. Uma análise multivariada de variância indicou efeitos significativos de modelos de agressividade em casa nas taxas de agressão durante o brincar. Crianças expostas a punições físicas abusivas, brigas entre adultos e programas violentos de TV apresentaram mais agressões reais. Meninos que relataram brincar com armas de brinquedo em casa não apresentaram mais agressões reais do que os que relataram o contrário, mas apresentaram maior proporção de agressões de faz-de-conta. Os resultados também indicaram que quanto mais modelos agressivos em casa, maior a incidência de comportamentos agressivos.
Referência(s)