Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social

2005; Fundação Carlos Chagas; Volume: 35; Issue: 125 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742005000200005

ISSN

1980-5314

Autores

Kenneth M. Zeichner, Júlio Emílio Diniz-Pereira,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Este artigo procura desafiar algo que se tornou comum nos últimos anos: a glorificação acrítica da pesquisa-ação. Defende-se a idéia de que essa forma de investigação seja desenvolvida de maneira bastante séria e que sejam reforçados os laços do movimento de pesquisa-ação com as lutas mais amplas por justiça social, econômica e política. Argumenta-se que o movimento pode contribuir para o processo de transformação social em termos da sua capacidade de melhorar a formação profissional; do potencial controle que esses profissionais passam a exercer sobre o conhecimento que norteia o seu trabalho; da influência da pesquisa-ação sobre mudanças institucionais nos lugares em que esses profissionais trabalham; e, finalmente, da contribuição da pesquisa-ação para que as sociedades tornem-se mais democráticas e mais decentes para todos.

Referência(s)