
Distribuição gratuita de música digital como dádiva no ciberespaço
2012; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Português
10.5902/217549773040
ISSN2175-4977
AutoresMônica de Sá Dantas Paz, Melina Aparecida dos Santos Silva,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
Resumop { margin-bottom: 0.21cm; } Este artigo visa a investigar a distribuição musical gratuita no ciberespaço, realizada e incentivada por músicos independentes, utilizando o conceito antropológico da dádiva, inicialmente observado por Marcel Mauss na obra Ensaio sobre a dádiva (1950). A proposta busca analisar as práticas colaborativas de artistas do circuito nacional e internacional que disponibilizaram seus álbuns inteiros para download; associando tal ato à tripla ação de dar, receber e retribuir estudada por Mauss, no início do século XX. Portanto, a dádiva será considerada como uma relação de troca na qual o bem circula a favor do vínculo entre os atores da cadeia de produção, divulgação e consumo musical no ciberespaço. Baseando-se em releituras das pesquisas de Mauss, parte-se da hipótese de que esta distribuição musical no ciberespaço encaixa-se na esfera da dádiva a desconhecidos, uma transformação da dádiva nas sociedades contemporâneas, visto que funciona como uma circulação espontânea de bens imateriais entre estranhos na internet.
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