Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Humanização na saúde: um novo modismo?

2005; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832005000200014

ISSN

1807-5762

Autores

Regina Benevides, Eduardo Passos,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Ainda que timidamente, este tema se anuncia desde a XI Conferencia Nacional de Saude, CNS (2000), que tinha como titulo “Acesso, qualidade e humanizacao na atencao a saude com controle social”, procurando interferir nas agendas das politicas publicas de saude. De 2000 a 2002, o Programa Nacional de Humanizacao da Atencao Hospitalar (PNHAH) iniciou acoes em hospitais com o intuito de criar comites de humanizacao voltados para a melhoria na qualidade da atencao ao usuario e, mais tarde, ao trabalhador. Tais iniciativas encontravam um cenario ambiguo em que a humanizacao era reivindicada pelos usuarios e alguns trabalhadores e, no minimo, secundarizada (quando nao banalizada) pela maioria dos gestores e dos profissionais. Os discursos apontavam para a urgencia de se encontrar outras respostas a crise da saude, identificada por muitos como falencia do modelo SUS. A fala era de esgotamento. De fato, cada posicao neste debate se sustenta com as suas razoes. Por um lado, os usuarios por reivindicarem o que e de direito: atencao com acolhimento e de modo resolutivo; os profissionais, por lutarem por melhores condicoes de trabalho. Por outro lado, os criticos as propostas humanizantes no campo da saude denunciavam que as iniciativas em curso se reduziam, grande parte das vezes, a alteracoes que nao chegavam efetivamente a colocar em questao os modelos de atencao e de gestao instituidos. Vale destacar que entre os anos 1999 e 2002, alem do PNHAH, algumas outras acoes e Programas foram propostos pelo Ministerio da Saude voltados para o que tambem ali ia se definindo como campo da humanizacao contornado pelo debate sobre busca da qualidade na atencao ao usuario. Apenas para citar alguns, destacamos a instauracao do procedimento de Carta ao Usuario (1999), Programa Nacional de Avaliacao dos Servicos Hospitalares – PNASH (1999); Programa de Acreditacao Hospitalar (2001); Programa Centros Colaboradores para a Qualidade e Assistencia Hospitalar (2000); Programa de Modernizacao Gerencial dos Grandes Estabelecimentos de Saude (1999); Programa de Humanizacao no Pre-Natal e Nascimento (2000); Norma de Atencao Humanizada de Recem-Nascido de Baixo Peso – Metodo Canguru (2000), dentre outros. Ainda que a palavra humanizacao nao apareca em todos os Programas e acoes e que haja diferentes intencoes e focos entre eles, podemos acompanhar uma tenue relacao que vai se estabelecendo entre humanizacao-qualidade na atencao-satisfacao do usuario.

Referência(s)