
Futebolização do esporte na televisão: compromisso com o jornalismo ou com os números de audiência?
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1984-6924.2014v11n2p459
ISSN1984-6924
AutoresCristiane Finger Costa, Mariana Corsetti Oselame,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo aborda a cobertura esportiva da televisao aberta brasileira. Os objetivos sao mensurar a predominância dos conteudos de futebol em relacao aos de outros esportes; evidenciar a utilizacao do “engracadismo” no tratamento das informacoes esportivas no contexto do infoentretenimento; e discutir se o amplo espaco destinado ao futebol e resultado da aplicacao de criterios jornalisticos ou se e fruto da pressao por bons numeros de audiencia. O corpus analisado inclui as versoes gaucha e paulista do programa Globo Esporte, exibido pela Rede Globo e por suas emissoras afiliadas. A argumentacao teorica desta abordagem tem como base os conceitos de Alcoba (1999), Traquina (2008), Wolf (1985) e Rangel (2006).
Referência(s)