Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desafios teóricos e epistemológicos na pesquisa em educação histórica

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.5433/1984-3356.2012v5n10p509

ISSN

1984-3356

Autores

Marlene Rosa Cainelli, María Auxiliadora Schmidt,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

No Brasil, as pesquisas sobre ensino e aprendizagem da Historia adquiriram grande impulso nas ultimas decadas, o que pode ser observado pela expansao das linhas de pesquisa nos cursos de pos-graduacao e pelo aumento da producao e da publicacao nessa area. Esse boom pode ser tambem observado em outros paises e tem provocado o aparecimento de dominios especificos na area do ensino de Historia, como o chamado campo da Educacao Historica que se desenvolveu em paises como Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Portugal e tambem no Brasil. Entre outras tematicas, as investigacoes e reflexoes que tem ocorrido no âmbito do dominio teorico da Educacao Historica circunscrevem-se nas questoes relacionadas aos estudos que tem como objeto e objetivo da didatica da Historia, as problematicas relacionadas a aprendizagem historica. Essa mudanca de foco se justifica, na medida em que a aprendizagem historica passou a ter como parâmetros as categorias e processos de producao do conhecimento situados na propria ciencia da Historia. Sao essas categorias e processos que orientam a construcao do pensamento historico, justificando a autoexplicacao da Historia como disciplina escolar e a sua identificacao como uma materia especifica e com uma metodologia propria. A perspectiva da definicao e constituicao do ensino e aprendizagem historica situados na propria Historia que vem sendo desenvolvida principalmente pelo historiador e filosofo Jorn Rusen e sua relacao com o ensino de historia tem hoje, como referencia, varias investigacoes, como as realizadas pelo historiador ingles Peter Lee e pelo historiador alemao Bodo Von Borries. Pode-se afirmar que esses trabalhos se integram ao conjunto de investigacoes e reflexoes pertinentes ao campo de estudos da Educacao Historica. Nessa area, os investigadores procuram focar a sua

Referência(s)