
FATORES QUE INFLUENCIAM O ENDIVIDAMENTO E A INADIMPLÊNCIA NO SETOR IMOBILIÁRIO DA CIDADE DE TORITAMA-PE À LUZ DAS FINANÇAS COMPORTAMENTAIS.
2015; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 6; Linguagem: Português
10.15628/holos.2014.1084
ISSN1807-1600
AutoresWenner Gláucio Lopes Lucena, Janayna Maria de Araújo Santos, Juliana Tabosa de Assis, Márcia Cristina dos Santos,
Tópico(s)Financial Literacy, Pension, Retirement Analysis
ResumoEntender a dinâmica financeira, num contexto de crises econômicas mundiais, onde o incentivo ao consumo se contrasta com os elevados índices de endividamento e inadimplência existentes; não é tarefa fácil. No entanto, as finanças comportamentais, embora um tema ainda pouco conhecido surja como primordial para o entendimento dessas “anomalias” de mercado; uma vez que estuda a influência de aspectos psicológicos e sociológicos nas decisões financeiras dos indivíduos mostrando que estes não são totalmente racionais como defendia a teoria tradicional de finanças e por isto, suscetíveis a erros. Neste sentido, busca-se com a realização deste trabalho executar um estudo a respeito de quais os fatores que influenciam os altos índices de endividamento e inadimplência no setor imobiliário de loteamentos da cidade de Toritama – PE, a luz das Finanças Comportamentais. Para isto, utilizou-se uma pesquisa de caráter descritivo com os proprietários de lotes, realizada através de análises quantitativas, onde os dados foram mensurados por meio de métodos estatísticos para melhor entendimento da pesquisa. Como resultado percebeu-se que os principais fatores que ocasionam o endividamento destes indivíduos são: baixa renda familiar, sazonalidade de mercado, falta de planejamento financeiro e desemprego. Percebeu-se também a influência dos vieses cognitivos otimismo e excesso de confiança em apenas uma parcela dos entrevistados.
Referência(s)