
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1982-0194201400025
ISSN1982-0194
AutoresAlessandra Freire Medina Valadares, Márcia Cristina da Silva Magro,
Tópico(s)Nursing Diagnosis and Documentation
ResumoObjetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro.
Referência(s)