Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1982-0194201400025

ISSN

1982-0194

Autores

Alessandra Freire Medina Valadares, Márcia Cristina da Silva Magro,

Tópico(s)

Nursing Diagnosis and Documentation

Resumo

Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro.

Referência(s)