
As Representações da Mídia sobre a Gestão Feminina no Clube de Regatas Flamengo
2012; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 01; Issue: 01 Linguagem: Português
10.5585/podium.v1i1.20
ISSN2316-932X
AutoresEuza Gomes, Vânia Maria Jorge Nassif, Ludmila Mourão, Edmilson Lima,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEste artigo tem por objetivo analisar as representacoes da midia sobre as estrategias de gestao de Patricia Amorim na presidencia do Clube de Regatas Flamengo (CRF). A investigacao da acao empirica exigiu a observacao sistematica dos acontecimentos para compor o corpus pesquisado nos seguintes websites especializados em esportes: GLOBO.com, ESPN.com, SPORTV, Jornal Extra e Jornal do Brasil, durante seu mandato (2009-2012) e como primeira presidenta da historia do Clube de Regatas Flamengo (CRF). A pesquisa foi desenvolvida por meio de dados secundarios e os resultados foram organizados em duas categorias de analise tematicas, a saber: trajetoria da dirigente, que inclui aspectos pessoais e profissionais e as praticas gerenciais, englobando aspectos de desligamento, contratacao de integrantes da equipe, alem de situacoes inesperadas e fora de um contexto de gestao.Os resultados apontam para uma gestao conturbada embora sua trajetoria como dirigente esportiva se mostra relevante, valorizada por diferentes publicos, alem de grande reconhecimento como atleta. As praticas gerenciais e as acoes que as conduzem, necessita de postura adequada da dirigente, a necessidade de apoiarem-se nas caracteristicas pessoais para defender seus objetivos, seus atos de coragem e persistencia frente as adversidades e que as praticas utilizadas pela dirigente podem ser adotadas no cotidiano da lideranca feminina cujas perspectivas se voltam para a melhoria de seus resultados. DOI: 10.5585/podium.v1i1.20
Referência(s)