
Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos
2011; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132011000400006
ISSN1980-850X
AutoresMaria Emília Caixeta de Castro Lima, Orlando Aguiar Júnior, Carmen de,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho sistematiza reflexões que orientaram a produção de texto didático de ciências de modo a encorajar os estudantes a desenvolverem conceitos científicos fundamentais. Apoiamo-nos em Vygotsky e Bakhtin para afirmarmos nossa convicção de que os sentidos das palavras não se resolvem em glossários, mas por meio de seu uso em contextos sociais específicos. Apresentamos exemplos, extraídos do texto didático, de estratégias elaboradas com o intuito de se estabelecerem pontes entre os sentidos pessoais, presentes no cotidiano dos estudantes, e os conceitos científicos, com significados mais estabilizados.
Referência(s)