
Infância, raça e "paparicação"
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982010000200010
ISSN1982-6621
AutoresFabiana de Oliveira, Anete Abramowicz,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoAtualmente, o campo das discussões que se referem às relações étnico-raciais vem se ampliando em um espaço político-educacional considerável e que contribui para desmontar um forte campo discursivo que se hegemonizou como verdade e que afirmava a existência de uma democracia racial. Este artigo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida numa instituição de educação infantil durante um semestre letivo, com visitas diárias. A coleta de dados foi realizada utilizando os seguintes recursos: observação, realização de um diário de campo e entrevistas com as profissionais da creche. O obje tivo foi analisar as práticas educativas que ocorrem na creche, verificando as maneiras como essas práticas produzem e revelam a questão racial. A presente pesquisa constitui mais um subsídio para o questionamento das relações raciais no Brasil, desde a educação infantil, visando ao enfrentamento de práticas pedagógicas de homogeneidade e racismo.
Referência(s)