
PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v17i2.24459
ISSN1980-6183
AutoresGisele Viola Machado, Larissa Rafaela Galatti, Roberto Rodrigues Paes,
Tópico(s)Sports, Gender, and Society
ResumoA Pedagogia do Esporte trata o esporte enquanto fenômeno sociocultural, sendo defendido seu trato pedagógico a partir de três referenciais: técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural, sendo este último a ênfase do estudo. Assim, apresenta resultados e análise de pesquisa de campo com uma equipe feminina de basquetebol vinculada à Federação Paulista de Basquetebol, a fim de evidenciar o mau trato dos aspectos histórico-culturais do esporte nas aulas e treinamentos esportivos. A seguir, sinaliza procedimentos pedagógicos que possam contribuir para melhor abordagem desse referencial, que pode fomentar a cultura esportiva do atleta, do aluno e do praticante informal.
Referência(s)