Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Identificação ideológica, partidos e voto na eleição presidencial de 2006

2007; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0104-62762007000200004

ISSN

1807-0191

Autores

Yan de Souza Carreirão,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

O artigo analisa as relações entre a identificação ideológica do eleitor brasileiro, seus "sentimentos" em relação aos partidos e o voto nas eleições presidenciais de 2002 e 2006. A principal hipótese testada, a partir da análise dos dados das duas ondas do ESEB (Estudo Eleitoral Brasileiro), é a de que após o primeiro mandato do presidente Lula houve, na percepção dos eleitores brasileiros, uma diluição das diferenças ideológicas entre os partidos, o que redundaria em uma menor associação entre identificação ideológica e voto na eleição presidencial de 2006 comparativamente à de 2002. O artigo investiga também se houve mudanças na associação entre os "sentimentos partidários" dos eleitores e seu voto.

Referência(s)