Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Efeitos de um programa de educação postural para crianças e adolescentes após oito meses de seu término

2011; Elsevier BV; Volume: 29; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0103-05822011000400017

ISSN

1984-0462

Autores

Cláudia Tarragô Candotti, Silvia Elisandra B Nunes, Mark A. Noll, Kate de Freitas, Carla Harzheim Macedo,

Tópico(s)

Pregnancy-related medical research

Resumo

OBJETIVO: Avaliar os efeitos de um Programa de Educação Postural (PEP) para crianças e adolescentes oito meses após seu término. MÉTODOS: Estudo experimental com 34 participantes divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE). Somente os integrantes do GE participaram do PEP. Os 34 participantes foram submetidos - no início, no término e oito meses após o término do PEP - a três procedimentos de avaliação: (1) postura estática por meio de fotografia; (2) postura dinâmica, por filmagem da execução de atividades da vida diária (AVDs); e (3) questionário sobre os conhecimentos teóricos da coluna vertebral. Para verificar as diferenças entre o GC e o GE e entre as etapas de avaliação, foram utilizados os testes de Mann-Whitney e de Wilcoxon para os escores das AVDs e do questionário e o qui-quadrado para comparar a frequência de alterações posturais. RESULTADOS: O PEP, quando avaliado imediatamente após seu término, promoveu efeito positivo apenas no conhecimento teórico e na postura das AVDs. Entretanto, o efeito positivo do PEP não foi estendido ao período de follow-up, após oito meses do término do programa. CONCLUSÕES: Especula-se que o conhecimento da importância da boa postura durante as AVDs não foi efetivamente incorporado aos hábitos das crianças e dos adolescentes.

Referência(s)