Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Deleuze e a questão da literaridade

2005; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 26; Issue: 93 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302005000400012

ISSN

1678-4626

Autores

François Zourabichvili,

Tópico(s)

Philosophy, Ethics, and Existentialism

Resumo

Podemos organizar uma teoria de ensino a partir da obra e da prática pedagógica de Gilles Deleuze em torno de três temas: 1. a aula tem a ver com o que buscamos e não com o que sabemos. 2. Não sabemos por quais signos um estudante aprende ou torna-se bom em alguma coisa. 3. A atividade de pensar, e também o verdadeiro e o falso relativamente a essa atividade, começam quando traçamos os problemas mesmos. Um outro aspecto, menos visível, implica os outros três, já que se joga aí o destino mesmo do discurso de Deleuze, nossa capacidade de entendê-lo, assim como a sua própria capacidade de se fazer entender. Trata-se da insistência sobre uma compreensão ao pé da letra. A literalidade é o motivo de uma pedagogia interna à filosofia, de uma pedagogia propriamente filosófica.

Referência(s)