A identidade de um perfume: análise da relação entre design de embalagem e mensagem publicitária
2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/arcosdesign.2014.13926
ISSN1984-5596
AutoresCamila Assis Peres Silva, Clice de Toledo Sanjar Mazzilli,
Tópico(s)Consumer Packaging Perceptions and Trends
ResumoEste artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado na área de design de embalagens para perfumes, cujo objetivo é investigar as possibilidades de tradução dos cheiros em elementos visuais. Em paralelo ao papel do design na comunicação dos efeitos que um perfume propõe desencadear, temos a mensagem publicitária com seu forte apelo verbal. Argumentamos que, para um resultado eficaz, o design deve estar em consonância com tal apelo verbal. Um dos vieses dessa pesquisa de doutorado é investigar a relação que embalagem e mensagem publicitária podem estabelecer. Nesse artigo apresentamos um estudo inicial que explora a percepção do consumidor quanto a relação entre linguagem visual e verbal. Para tanto, selecionamos um caso real de mercado, no qual o consumidor não tem contato com o produto, isto é, um catálogo virtual de perfumes. Realizamos uma pesquisa virtual com consumidores para identificar se as mensagens publicitárias estavam em consonância com a embalagem dos perfumes. Os resultados são aqui apresentados e discutidos.
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