
Política curricular como política cultural: uma abordagem metodológica de pesquisa
2005; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 28 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782005000100012
ISSN1809-449X
AutoresOzerina Victor de Oliveira, Denise de Souza Destro,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNosso objetivo é discutir concepções de política curricular para caracterizar uma abordagem metodológica de pesquisa que evidencie processos contra-hegemônicos em políticas curriculares. Pressupomos a centralidade da cultura em termos epistemológicos, a ampliação do campo político e a lógica espacial não-binária dos estudos pós-coloniais. Desse exercício definimos política curricular como um processo histórico no qual diferentes protagonistas, imbuídos de seus projetos culturais/sociais, produzem tensões em torno da produção, circulação e consolidação de significados no currículo escolar, entendendo-a como uma política cultural. Sugerimos o deslocamento da abordagem metodológica hegemônica, ou seja, da perspectiva global/local para a perspectiva local/global, e consideramos um equívoco focalizar produção ou implementação, Estado ou cotidiano em pesquisas de política curricular. Enfim, pontuamos algumas questões que podem pautar estudos com essa perspectiva.
Referência(s)