Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Adaptação tanscultural de escala de auto-estima para adolescentes

2007; Springer Science+Business Media; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722007000300007

ISSN

1678-7153

Autores

Joviana Quintes Avanci, Simone Gonçalves de Assis, Nilton César dos Santos, Raquel de Vasconcellos Carvalhães de Oliveira,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

O artigo propõe a padronização da escala de auto-estima de Rosenberg (1956/1989) para adolescentes residentes de um bairro urbano do Rio de Janeiro (São Gonçalo), através do estudo de adaptação transcultural (Herdman, Fox-Rushby & Badia, 1998). A amostra foi composta por 266 adolescentes escolares das 7ª/8ª séries do Ensino Fundamental e 1º/2º anos do Ensino Médio da rede pública e particular do referido município. As seguintes equivalências foram avaliadas: conceitual e de itens, semântica (significado referencial e geral), de mensuração (confiabilidade teste-reteste, consistência interna, análise fatorial e validade de construto), operacional e funcional. Foram encontrados bons resultados para equivalência semântica, o alfa de Cronbach foi de 0.68, Kappa predominantemente moderado e regular, e a análise fatorial proposta é de duas estruturas fatoriais (baixa e alta auto-estima). Na validade de construto, a escala correlacionou-se significativa e positivamente com apoio social, e inversamente com vitimização de violência psicológica, violência ocorrida entre pais e entre os irmãos. Os resultados indicam a aplicabilidade da escala na população de referência, sugerindo a necessidade do desenvolvimento de outros trabalhos em amostras distintas.

Referência(s)