Artigo Acesso aberto

Turismo Induzido por Filmes: A Imagem do Nordeste Propagada pelo Cinema Brasileiro no Ponto de Vista do Estudante de Cinema no Ceará

2013; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 02; Issue: 02 Linguagem: Português

10.5585/podium.v2i2.42

ISSN

2316-932X

Autores

Francisco Samuel Pereira Neto, Iraci de Oliveira Moraes Schmidlin,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Esta pesquisa trata do fenomeno Turismo Induzido por Filmes como uma estrategia de marketing para lugares, abordando conceitos das tres areas alicerce, sendo elas o Marketing, o Turismo e o Cinema, para o estudo, explanacao e formacao das ideias. Traz o desenvolvimento do fenomeno no mundo, sua historia, primeiras constatacoes de sua existencia e valor como formador e fixador da imagem de um lugar na mente do publico, alem de enfatizar os beneficios na aplicacao de tal estrategia para o crescimento local. Em seguida, o referencial teorico aborda a condicao do cinema e a aplicacao da estrategia no Brasil, e entao trata da imagem do Nordeste, abordando, a principio, como fora formada a ideia de nordeste que se tem mais fortemente fixada no imaginario das pessoas hoje, e como as artes, e mais tarde, o cinema, contribuiu e ainda contribui para isso. Finalmente, a pesquisa trata, por meio da aplicacao de questionarios, da visao dos estudantes de Cinema no Ceara, representados pela Universidade Federal do Ceara (UFC) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sobre as producoes cinematograficas nacionais que retratam o Nordeste e a imagem que propagam da regiao. DOI: 10.5585/podium.v2i2.42

Referência(s)