
Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas
2009; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572009000100021
ISSN2175-3539
AutoresMarilene Proença Rebello de Souza,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoApresentaremos a seguir a Conferencia proferida pela Dra. Marilene Proenca Rebello de Souza, presidente DWXDOGD$%5$3((GXUDQWHDVDWLYLGDGHVFLHQWt?FDVGR9,,,Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, em 2007, realizado na Universidade Federal de Sao Joao Del Rei, intitulada Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas .A area de Psicologia Escolar e Educacional e uma GDViUHDVGHSHVTXLVDHGHDWXDomRSUR?VVLRQDOQRFDPSRda Psicologia tradicionalmente presente na historia dessa ciencia no Brasil. Do ponto de vista historico, a Psicologia Escolar e Educacional permaneceram como campos distintos ate muito recentemente: a primeira como o campo da pratica SUR?VVLRQDOHDVHJXQGDHQTXDQWRiUHDGHSHVTXLVDHPPsicologia. Essa dicotomia passou a ser questionada por uma perspectiva critica que considerava que teoria e pratica sao elementos indissociaveis na constituicao de uma ciencia dita humana. As discussoes advindas da decada de 1980 passaram a repensar a tarefa do psicologo, defendendo a necessidade de mudanca nos referenciais teoricos na compreensao das questoes escolares, com vistas a promover o desenvolvimento de praticas pedagogicas de melhor qualidade. Esse movimento de critica fortaleceu-se no campo da Psicologia Escolar e atualmente podemos considerar que temos, no Brasil, um conjunto de trabalhos de intervencao e de pesquisa que: a) rompe com a culpabilizacao das criancas, adolescentes e suas familias SHODVGL?FXOGDGHVHVFRODUHVE FRQVWUyLQRYRVLQVWUXPHQWRVde avaliacao psicologica e de compreensao da queixa HVFRODUF DUWLFXODLPSRUWDQWHVDo}HVQRFDPSRGDIRUPDomRGHSURIHVVRUHVHGHSUR?VVLRQDLVGHVD~GHeSRVVtYHOD?UPDUTXHGHIDWRVHFRQVWLWXLXPDFRUUHQWHcritica no campo da Psicologia Escolar, considerando-a como area de estudos da Psicologia, de atuacao e de formacao do psicologo que busca compreender o fenomeno educacional como produto das relacoes que se estabelecem no interior da escola. Escola essa atravessada pelas politicas educacionais, pela historia local de sua constituicao enquanto instituicao e enquanto referencia educacional e de aquisicao de conhecimento pelos sujeitos que a constituem e nela se constituem. A Psicologia se amplia para sua dimensao educativa e passa a se fazer presente nos mais diversos campos educacionais: na area da Crianca e do Adolescente, atuando com projetos de inclusao social, planejamento de acoes comunitarias e sociais, de acao junto a jovens HPOLEHUGDGHDVVLVWLGDHPSURJUDPDVQDiUHDGRLGRVRprevencao de doencas sexualmente transmissiveis e DST/$,'6 QR FDPSR GH SURJUDPDV JRYHUQDPHQWDLV H QmRJRYHUQDPHQWDLVGHIRUPDomRGHHGXFDGRUHVQRV yUJmRVGHControle Social, Foruns Estaduais e Nacional, dentre outros. Mas essa ampliacao no campo de atuacao na direcao da Educacao nao podera se fortalecer se juntamente com ela nao comparecerem as bases teoricas para a construcao de XPDSUiWLFDGHIDWRLQIRUPDGDTXDOL?FDGDHFUtWLFD3UHFLVDPRVHVWDUVHPSUHDWHQWRVSDUDUHVSRQGHUjV?QDOLGDGHVGRWUDEDOKRTXHYLPRVGHVHQYROYHQGRGLVFXWLQGRe analisando por que e para que realizar uma determinada intervencao ou acao, sob pena de nos transformarmos em DQLPDGRUHVRXHGXFDGRUHVVRFLDLVRXWpFQLFRVTXDOL?FDGRVSHUGHQGRDVHVSHFL?FLGDGHVGRFRQKHFLPHQWRSVLFROyJLFRDservico da educacao. Em seguida, detalharemos as ideias apresentadas.
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