Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares

2004; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-81232004000100019

ISSN

1678-4561

Autores

André Rocha Zapater, Duani Moraes Silveira, Alberto De Vitta, Carlos Roberto Padovani, José Carlos Plácido da Silva,

Tópico(s)

Pregnancy-related medical research

Resumo

Avaliação da eficácia de um programa de educação sobre o conhecimento relacionado à postura sentada de estudantes da 1ª série do ensino fundamental, na esfera estadual, particular e municipal, em Bauru. Foram avaliados (pré-teste) 71 alunos e depois aplicado um programa de educação sobre o tema, composto de aulas expositivas, técnicas de demonstração e feedback, associado a um programa de reforço ministrado por professoras treinadas e, finalmente, a reavaliação (pós-teste) dos conhecimentos dos participantes. Foi observado que: 1) no pré-teste ocorreu diferença significativa entre as escolas, sendo que a municipal apresentou menor número de erros do que a particular e a estadual; 2) o pós-teste mostrou que houve diferença significativa sendo que as escolas municipal e particular tiveram um menor número de erros em relação a estadual; 3) em todas as escolas houve predominância da situação de erro pré-teste maior que pós-teste. A escola estadual tem resposta mais freqüente que a particular quando há aumento de erro. Conclui-se que o programa se mostrou eficaz para aumentar os conhecimentos dos escolares a respeito da postura sentada.

Referência(s)