
Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários
2013; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 33; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1414-98932013000400002
ISSN1982-3703
AutoresAcácia Aparecida Angeli dos Santos, Soely Aparecida Jorge Polydoro, Silvana Alba Scortegagna, Maria Salete Sandini Linden,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO presente estudo teve como objetivos avaliar a integração e a satisfação acadêmica em universitários e analisar sua relação, conforme o curso e a etapa de formação. Participaram 203 estudantes dos cursos de Psicologia (n=76) e Odontologia (n=127) de uma universidade particular, sendo a maioria mulheres (n=158). Foram aplicados um Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e uma Escala de Satisfação Acadêmica (ESEA). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis de integração e de satisfação superior à média. Foram detectadas diferenças entre os cursos relativas às variáveis focalizadas e correlações entre as dimensões. É possível afirmar que a integração e a satisfação, apesar de compartilhar aspectos comuns, avaliam construtos diferentes, ambos importantes para a compreensão do fenômeno complexo e multideterminado da vida acadêmica.
Referência(s)