
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA: MÚLTIPLOS INTERESSES ARTICULADOS NO FORMALISMO
2012; Emerald Publishing Limited; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5700/rege472
ISSN2177-8736
AutoresSimone de Souza, Alfredo Rodrigues Leite da Silva, Annor da Silva, Priscilla de Oliveira Martins da Silva,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoRESUMO O objetivo deste artigo e compreender o processo pelo qual a formacao de estrategias em uma Instituicao de Educacao Superior (IES) privada se relaciona com os multiplos interesses que se estabelecem entre a IES e a regulamentacao governamental. A discussao teorica levou ao entendimento de que essa articulacao pode ser esclarecida quando se considera que, na relacao entre a mantenedora e a mantida o processo de formacao de estrategias polariza-se num continuum entre a emergencia e a deliberacao (MINTZBERG, 1978, 1988; MINTZBERG; WATERS, 1985), permeado pelo isomorfismo institucional (DIMAGGIO; POWELL, 1983), que e motivado pela regulamentacao governamental. Para legitimar empiricamente essa discussao, realizouse um estudo de caso de natureza qualitativa (YIN, 2001; TRIVINOS, 1987) em uma IES privada. Os dados foram coletados via triangulacao (JICK, 1979) e submetidos a analise tematica de conteudo (BARDIN, 1977; MINAYO, 2001). Os resultados evidenciam que a articulacao dos multiplos interesses com a regulamentacao governamental faz com que o processo de formacao de estrategias na IES pesquisada siga uma logica tipicamente formalistica (RIGGS, 1964).
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