Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética

2013; School of Physical Education and Sports - USP; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1807-55092013000200012

ISSN

1981-4690

Autores

Christiano R. R. Alves, Juliane C. Campos, José Bianco Nascimento Moreira, Thaís Simões Nobre, Íris Callado Sanches, C. L. M. Forjaz, Patrı́cia C. Brum,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

A metodologia dialética propõe um ensino de dupla mão (professor-aluno) que provoque a aprendizagem por meio de tarefas contínuas dos sujeitos. Para isso, o professor assume o papel de mediador e dirige as diferentes atividades. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício é uma disciplina academicamente orientada que está inserida em um ambiente dinâmico, e a utilização de estratégias de ensino se faz necessária para otimizar a apropriação do conhecimento de forma ativa, além de contribuir para a maior autonomia dos estudantes universitários. Portanto, o objetivo do presente estudo foi o de utilizar diferentes estratégias de ensinagem por meio de atividades propostas aos alunos na disciplina de Fisiologia da Atividade Motora I da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e correlacionar o desempenho do aluno com a sua participação nessas atividades propostas. Nossos principais achados demonstram correlações significativas e positivas entre a presença nas aulas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,84), bem como entre a realização das atividades propostas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,69). Em conjunto, esses dados sugerem que a utilização de diferentes estratégias de ensinagem baseadas na metodologia dialética com a ativa participação dos alunos é essencial para um bom rendimento acadêmico, sendo altamente recomendada para o ensino da Fisiologia do Exercício.

Referência(s)