Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética

2012; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 36; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022012000500011

ISSN

1981-5271

Autores

Gilliene Batista Ferreira da Costa, Gilliane Batista Ferreira da Costa, Carla Cabral dos Santos Accioly Lins,

Tópico(s)

Healthcare Regulation

Resumo

Este trabalho teve por objetivos analisar a opinião de alunos sobre as metodologias de ensino aplicadas em aulas práticas de anatomia humana e abordar questões bioéticas envolvidas na utilização dos cadáveres. Este estudo foi realizado mediante aplicação de questionário a 542 alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco que cursavam a disciplina de anatomia humana em 2011. Os dados obtidos revelaram que 88,9% dos entrevistados consideraram indispensável o uso de cadáver humano nas aulas práticas e que 98,3% empregam materiais didáticos auxiliares. Quanto às questões bioéticas, 80,7% afirmaram ter recebido informação sobre o respeito ao manipular um cadáver. Observou-se que o uso de cadáveres humanos foi considerado indispensável ao processo de ensino-aprendizagem no estudo da anatomia humana e que a relação em seu manuseio se reflete na conduta do futuro profissional com os pacientes, fortalecendo a humanização dos profissionais de saúde.

Referência(s)