
Aprendizagem por interação e traços de personalidade
2003; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572003000100007
ISSN2175-3539
AutoresLílian Miranda Bastos Pacheco, Fermino Fernandes Sisto,
Tópico(s)Educational and Psychological Assessments
ResumoEsta pesquisa estudou a relação entre traços de personalidade e aprendizagem por conflito sócio-cognitivo. Participaram da pesquisa 120 sujeitos, de 5 a 7 anos, de três escolas públicas. Todos os sujeitos foram avaliados pela Escala Infantil de Personalidade e pela prova piagetiana de conservação de comprimento. Foram selecionados para o experimento 36 sujeitos que apresentaram nível não-conservador. Quatro traços de personalidade foram avaliados, neuroticismo, psicoticismo, extroversão e adequação. O experimento constituiu-se por três sessões de intervenção com sete situações de aprendizagem por conflito sócio-cognitivo em cada sessão, com pares de sujeitos, na prova de comprimento. Um dia após as intervenções realizou-se o pós-teste 1 e 25 dias após o pós-teste 2, ministrando a prova de conservação de comprimento, individualmente. A aprendizagem no pós-teste imediato foi explicada pelo traço psicoticismo e adequação.
Referência(s)