
Competências empreendedoras em Instituições de Ensino Superior: estudo de caso
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português
10.5007/1983-4535.2012v5n2p111
ISSN1983-4535
AutoresAna Lúcia Ferraresi Schmitz, Édis Mafra Lápolli,
Tópico(s)Intellectual Capital and Performance Analysis
ResumoEsta pesquisa teve como foco identificar as competências empreendedoras na Universidade Técnica de Lisboa (UTL), que possui uma estrutura organizacional compartimentada em faculdades e institutos, caracterizando-se como organização burocrática e hierarquizada, onde, o empreendedorismo torna-se um desafio para seus membros docentes, investigadores e gestores. Para o caminho metodológico desta investigação adotou-se estudo fenomenológico e pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, em que a discussão do assunto e a forma do desenvolvimento são novas e originais, contando com revisão sistemática orientada pelo Cochrane Handbook, realizada no Portal da Capes. Na pesquisa de campo, adotou-se o método de entrevistas presenciais semiestruturadas com foco em comportamento. Consideraram-se, nas informações obtidas pelos entrevistados e as descrições com os detalhes do comportamento. Essas informações permitiram o conhecimento das competências empreendedoras exercidas para alavancar o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), que tem se mantido como um dos diferenciais da UTL e para a própria sociedade portuguesa.
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