
Pesquisa em inteligência competitiva organizacional: utilizando a análise de conteúdo para a coleta e análise de dados - Parte II
2005; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0103-37862005000300004
ISSN2318-0889
AutoresMarta Lígia Pomim Valentim, Adriana Roseclér Alcará, Brígida Maria Nogueira Cervantes, Elizabeth Leão de Carvalho, Heliéte Dominguez Garcia, José Carlos Dalmas, Letícia Gorri Molina, Lívia Aparecida Ferreira Lenzi, Maria Elisabete Catarino, Maria Inês Tomaél,
Tópico(s)Innovation and Knowledge Management
ResumoPara a realização da pesquisa de campo em inteligência competitiva organizacional, optou-se pela análise de conteúdo para a coleta e análise de dados. Duas técnicas da análise de conteúdo foram utilizadas: a análise léxica e a análise categorial (temas). A análise léxica tem enfoque quantitativo e seuobjetivo é mensurar termos como: substantivos, adjetivos, verbos etc., relacionados ao processo de inteligência competitiva organizacional, encontrados no instrumento de coleta de dados. Nesta pesquisa, a análise categorial, de enfoque qualitativo, tem como objetivo investigar temas relacionados à inteligência competitiva organizacional, encontrados nos discursos dos sujeitos pesquisados.
Referência(s)