Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Parceria universidade-empresa e mudanças na cultura acadêmica: análise comparativa dos casos da Argentina e do Canadá

2004; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 25; Issue: 88 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302004000300017

ISSN

1678-4626

Autores

Daniel Schugurensky, Judith Naidorf,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo estuda as mudanças na cultura acadêmica que ocorreram nas universidades públicas nestas últimas décadas. A partir de uma perspectiva histórica e comparada (que descreve os casos da Argentina e do Canadá), analisam-se as características das universidades e da cultura acadêmica no período do pós-guerra (1950-1970) e do final do século (1980-2000). No contexto das políticas neoliberais de mercadorização do conhecimento, de diminuição do financiamento público e do redirecionamento dos fundos vinculados por agentes externos à universidade, um modelo de capitalismo acadêmico instaurou-se gradualmente durante esse segundo período e a universidade autônoma transformou-se paulatinamente numa universidade heterônoma.

Referência(s)