
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA
2011; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 32; Issue: 116 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302011000300007
ISSN1678-4626
AutoresEneida Oto Shiroma, Domingos Leite Lima Filho,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO direito à educação não se realiza para grande parcela da população brasileira que não concluiu a educação básica. Três metas do PNE 2011-2020 focam a escolarização de jovens e adultos integrada à educação profissional. O objetivo deste artigo é analisar as especificidades do trabalho docente nesta modalidade. A revisão da literatura sobre a implantação do proeja permite elencar problemas centrais como a falta de formação docente, financiamento, precariedade nos vínculos e condições de trabalho docente. Pesquisando a especificidade da organização do trabalho pedagógico no proeja, constatamos a existência de tempos que não se conjugam para os professores deste Programa e as difíceis condições de trabalho dos docentes temporários e vulneráveis, marcas da precarização e das contradições da política pública.
Referência(s)