
O estímulo à criatividade no contexto universitário
1997; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 1; Issue: 2-3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85571997000100004
ISSN2175-3539
AutoresEunice M. L. Soriano de Alencar,
Tópico(s)Creativity in Education and Neuroscience
ResumoO estudo examinou a extensão em que diferentes aspectos relativos à criatividade têm sido estimulados no contexto universitário, bem como a percepção, por parte de universitários, do nível de sua criatividade, do de seus colegas e professores. Quatrocentos e vinte e oito estudantes de universidades pública e particular participaram do estudo, respondendo a um inventário de incentivo à criatividade no contexto universitário, além de avaliar o nível de sua criatividade e o de seus professores e colegas. Os resultados apontam o pouco incentivo a distintos aspectos da criatividade por parte de professores universitários. Observou-se também que os universitários julgaram-se e a seus colegas como significativamente mais criativos do que os seus professores. Os resultados apontam a necessidade de maior atenção à expressão da cri atividade no contexto universitário.
Referência(s)