Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A Web 2.0 como ferramenta de análise de tendências e monitorização do ambiente externo e sua relação com a cultura de convergência dos media

2013; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-99362013000100009

ISSN

1981-5344

Autores

Sérgio Maravilhas-Lopes,

Tópico(s)

Digital Marketing and Social Media

Resumo

Analisamos a utilização das ferramentas da Web 2.0 para a monitorização do ambiente externo das organizações, com a consequente obtenção de informação acerca da concorrência e tendências de mercado e a sua relação com a denominada cultura de convergência dos media, incidindo, essencialmente, em dois pontos-chave: a convergência tecnológica e a cultura de convergência, que permitem a todos os membros da organização a recolha de informação relevante para o desempenho das suas funções e do sucesso da organização onde colaboram e a sua partilha com os restantes membros dessa organização, melhorando a comunicação. Na convergência dos media, convém realçar a dimensão do relacionamento entre pessoas e destas com a tecnologia, assim como os benefícios daí resultantes. Atualmente é possível a qualquer membro da organização, não só os especialistas, recolher informação válida para efeitos de monitorização, graças à democratização no acesso às ferramentas designadas Web 2.0. Qualquer pessoa, com um mínimo de formação em tecnologia e análise de mercados, é capaz de proceder a essa tarefa, enriquecendo a visão comum acerca da concorrência. A convergência reside essencialmente nessa troca, na partilha e colaboração, potencializadas pela tecnologia, que promovem a interação entre as pessoas e a construção de um conhecimento mais alargado.

Referência(s)