Artigo Produção Nacional

Aula-oficina: uma proposta de utilização de documentos históricos em sala de aula

2012; Volume: 18; Issue: esp Linguagem: Português

10.5433/2238-3018.2012v18nespp131

ISSN

2238-3018

Autores

Amábile Sperandio, Ana Paula Anunciação,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O presente artigo e resultado de uma experiencia vivenciada no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia, o mesmo voltado para o incentivo a docencia a alunos de graduacao. O programa iniciou-se em 2011 na Universidade Estadual de Londrina, sendo composto por alunos do 2° e 3 ° ano do curso de licenciatura em Historia. Durante os meses de dezembro de 2011 e abril de 2012, foram desenvolvidas aulas-oficinas ( BARCA,2004 ) em escolas estaduais da cidade de Londrina. A aula-oficina em questao foi desenvolvida na Escola Estadual Doutor Gabriel Carneiro Martins direcionada para alunos do 7° ano, tendo como foco a utilizacao de diferentes documentos historicos na construcao do conhecimento historico, tendo como tema a escravidao negra no Brasil durante o seculo XVIII. Ao propor a utilizacao das diferentes fontes, optamos pelo uso de imagens do pintor frances Jean Baptiste Debret (PRADO,1990), suas obras sao consideradas canonicas(Saliba 1999) no ensino de Historia, por estarem presentes em todos os livros didaticos de historia brasileiro e tambem por representarem o papel desempenhado pelo escravo negro na sociedade daquele periodo alem de revelar aspectos diversos do cotidiano negro. Ao adentrar o universo das fontes historicas, utilizou-se tambem musicas de cantores da cultura popular brasileira tais como Jorge Ben Jor e Clara Nunes, alem de videos e cantigas relacionadas a capoeira e a cultura negra. A metodologia desenvolvida procurou discutir junto aos alunos diferentes construcoes historicas acerca do tema , pautada no uso de fontes distintas que direcionam o aluno para o desenvolvimento do pensamento historico e a sua importância para a vida.

Referência(s)
Altmetric
PlumX