Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício da docência

2010; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 15; Issue: 44 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782010000200012

ISSN

1809-449X

Autores

Vânia Maria Jorge Nassif, Darcy Mitiko Mori Hanashiro, Rosane Rivera Torres,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo analisa as competências requeridas para docência acadêmica em relação às características demográficas e funcionais de docentes universitários. A partir da resposta de 282 docentes ao questionário aplicado em uma amostra de conveniência, realizou-se análise de confiabilidade e validação de constructo, gerando escala para avaliar a percepção das referidas competências. Por meio de técnicas multivariadas, dois grupos de docentes foram identificados: professor experiente e professor iniciante. O primeiro, formado por profissionais com idade mais elevada e mais tempo de docência e permanência na instituição, valoriza sobremaneira as competências relativas à habilidade interpessoal, à capacidade didáticopedagógica e abertura à inovação, quando comparado ao segundo grupo. Os professores iniciantes, com menor tempo de vinculação à universidade e pouco tempo no exercício da docência, têm o foco voltado para a obtenção de titulação, demonstrando não entender o que as universidades esperam deles e, sobretudo, quais competências necessitam desenvolver para conquistar o patamar dos experientes.

Referência(s)