
Fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício da docência
2010; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 15; Issue: 44 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782010000200012
ISSN1809-449X
AutoresVânia Maria Jorge Nassif, Darcy Mitiko Mori Hanashiro, Rosane Rivera Torres,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo analisa as competências requeridas para docência acadêmica em relação às características demográficas e funcionais de docentes universitários. A partir da resposta de 282 docentes ao questionário aplicado em uma amostra de conveniência, realizou-se análise de confiabilidade e validação de constructo, gerando escala para avaliar a percepção das referidas competências. Por meio de técnicas multivariadas, dois grupos de docentes foram identificados: professor experiente e professor iniciante. O primeiro, formado por profissionais com idade mais elevada e mais tempo de docência e permanência na instituição, valoriza sobremaneira as competências relativas à habilidade interpessoal, à capacidade didáticopedagógica e abertura à inovação, quando comparado ao segundo grupo. Os professores iniciantes, com menor tempo de vinculação à universidade e pouco tempo no exercício da docência, têm o foco voltado para a obtenção de titulação, demonstrando não entender o que as universidades esperam deles e, sobretudo, quais competências necessitam desenvolver para conquistar o patamar dos experientes.
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