
Desencontros entre uma prática crítica em psicologia e concepções tradicionais em educação
2012; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572012000100016
ISSN2175-3539
AutoresAna Luísa de Marsillac Melsert, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho,
Tópico(s)Social and Cultural Dynamics
ResumoCom a inserção do trabalho de Análise do Vocacional em um curso pré-vestibular comunitário no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, produziu-se um desencontro entre essa proposta da psicologia e as práticas educativas prevalentes nessa instituição, o que colocamos em análise neste artigo. Partindo do método cartográfico, método de pesquisa-intervenção, acompanhamos esses processos de desencontros a partir da realização de três grupos de Análise do Vocacional e da habitação de espaços coletivos na instituição. Recorrendo a uma análise sócio-histórica e política da constituição dos saberes da psicologia e da educação, percebemos que a Análise do Vocacional é uma prática crítica em psicologia, enquanto as concepções educativas predominantes no curso pré-vestibular na Maré reproduzem modelos tradicionais em educação. Esse desencontro, propomos, não diz respeito apenas a essa instituição, mas revela um modo de funcionamento presente em todo o sistema educacional brasileiro, ao qual o processo seletivo do vestibular dá visibilidade.
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