Artigo Acesso aberto Revisado por pares

METODOLOGIAS ATIVAS: UMA INOVAÇÃO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PARA O CUIDADO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 15; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5380/ce.v15i4.20381

ISSN

2176-9133

Autores

Luciara Fabiane Sebold, Fernanda Espíndola Martins, Rosiane da Rosa, Telma Elisa Carraro, Jussara Gue Martini, Silvana Silveira Kempfer,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Relato de experiência de discentes e docentes no desenvolvimento da Disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional, da terceira fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Participaram 36 acadêmicos e 10 professoras. Foram utilizadas Metodologias Ativas, aplicadas em diferentes cenários de ensino-aprendizagem. Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos compostos por acadêmicos, um tutor e dois facilitadores. Cada grupo coletou dados em clínicas de internação do Hospital Universitário e elaborou um estudo de caso; em seguida, foram elaboradas questões de aprendizagem. Durante o processo, o educando foi estimulado a responder, com discussão teórico-prática coletiva, o que permitiu a ele transformar a realidade, e a participar ativamente na busca pelo conhecimento. Esta foi uma importante experiência, por ser uma forma diferenciada de ensinar-aprender que envolveu tanto os docentes quanto os discentes.

Referência(s)