
O conceito de "sentido" em Vygotsky: considerações epistemológicas e suas implicações para a investigação psicológica
2009; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-71822009000200004
ISSN1807-0310
AutoresJoão Paulo Pereira Barros, Luana Rêgo Colares de Paula, Jesús García Pascual, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Verônica Morais Ximenes,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoEste artigo objetiva resgatar o conceito de "sentido" como recurso analítico nas investigações psicológicas, a partir de deslocamentos e conexões construídas na história epistemológica das ideias de Lev Vygotsky. Para isso, apresentam-se interlocuções e rupturas desse autor com matrizes de pensamento e correntes psicológicas do início do século XX, o que fornece um panorama das possibilidades até então construídas para a compreensão do conceito de "sentido". Posteriormente, tematizam-se nuanças epistemológicas e metodológicas do tratamento dispensado por Vygotsky ao conceito em questão. Conclui-se que, nessa perspectiva, o "sentido" é concebido como acontecimento semântico particular constituído através de relações sociais, nas quais uma gama de signos é posta em jogo, o que permite a emergência de processos de singularização em uma trama interacional histórica e culturalmente constituída. Salientam-se, por fim, algumas implicações dessa concepção para as investigações psicológicas que abordam as práticas sociais e seus processos de significação.
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