Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O conceito de "sentido" em Vygotsky: considerações epistemológicas e suas implicações para a investigação psicológica

2009; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822009000200004

ISSN

1807-0310

Autores

João Paulo Pereira Barros, Luana Rêgo Colares de Paula, Jesús García Pascual, Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Verônica Morais Ximenes,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Este artigo objetiva resgatar o conceito de "sentido" como recurso analítico nas investigações psicológicas, a partir de deslocamentos e conexões construídas na história epistemológica das ideias de Lev Vygotsky. Para isso, apresentam-se interlocuções e rupturas desse autor com matrizes de pensamento e correntes psicológicas do início do século XX, o que fornece um panorama das possibilidades até então construídas para a compreensão do conceito de "sentido". Posteriormente, tematizam-se nuanças epistemológicas e metodológicas do tratamento dispensado por Vygotsky ao conceito em questão. Conclui-se que, nessa perspectiva, o "sentido" é concebido como acontecimento semântico particular constituído através de relações sociais, nas quais uma gama de signos é posta em jogo, o que permite a emergência de processos de singularização em uma trama interacional histórica e culturalmente constituída. Salientam-se, por fim, algumas implicações dessa concepção para as investigações psicológicas que abordam as práticas sociais e seus processos de significação.

Referência(s)