Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Gestão do Currículo de Matemática sob Diferentes Profissionalidades

2014; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 28; Issue: 49 Linguagem: Português

10.1590/1980-4415v28n49a07

ISSN

1980-4415

Autores

Vanessa Moreira Crecci, Dário Fiorentini,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Este artigo analisa como professores de Matemática receberam e utilizaram o material enviado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), no período de 2008/2009, no contexto do programa “São Paulo faz Escola”. Analisa, também, as relações entre os modos de gestão desse currículo e as diferentes profissionalidades docentes evidenciadas pela pesquisa. O material de análise foi obtido, primeiramente, mediante questionários respondidos por professores da região de Campinas e, posteriormente, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos selecionados, seguidas por visitas às instituições em que dois dos professores entrevistados atuavam, para observação de suas práticas letivas. Os resultados apontam que os professores investigados, embora pressionados para pôr em prática a proposta da SEE-SP, demonstraram, cada um de acordo com sua profissionalidade, autonomia na gestão do currículo e resiliência diante das pressões externas.

Referência(s)